Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

Os italianos não gostam de tripés!

Augusto Semedo, 04.10.08

Definitivamente, os italianos não gostam de tripés.

Há um ano, em plena Fontana de Trevi (Fonte das Trevas), um gentil polícia municipal não me permitira continuar a registar algumas nocturnas com aquele utensílio precioso para que as fotos não saiam tremidas e com menor nitidez. Dissera-me que era considerada fotografia profissional.

Acatei – que remédio! – pese embora a infindável quantidade de gente que, como eu, fotografava com tripé junto aos principais monumentos da capital italiana.

Desta vez, um ano passado, foi no aeroporto de Treviso, a norte de Veneza, que os italianos embirraram com o meu tripé. Até aí, passara sem qualquer restrição nos apertados controlos que antecedem o momento de cada embarque.

Obrigaram-me, porém, a voltar atrás. A dirigir-me de novo ao check-in e a despachar o precioso instrumento com uma etiqueta de bagagem. Nada de mais… mas lá tinha de ser em Itália, onde me parece que o rigor com a segurança é levado mais a sério que em muitos outros destinos. Ou talvez não… porque às vezes as aparências enganam.