Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

“Viva Portugal! Viva Vigo!”

Augusto Semedo, 02.04.08

Há portugueses metidos na história da reconquista de Vigo às tropas napoleónicas e a reconstituição da efeméride, presenciada por milhares de pessoas, fez de dois deles figuras centrais. Um, o General Miguel Almeida e Silva, é mesmo um dos heróis da revolução popular, pois foi ele que, incentivando-a, a tornou irreversível.

Com ‘franceses’ – recebidos com vaias pelo público, que se envolve profundamente na reconstituição – e populares locais trajados a rigor se assinalou a efeméride. A Praça da Constituição, mesmo no centro da pequena zona histórica da então vila, estava apinhada.

As cenas principais são retratadas e o público participa. Com apupos aos franceses e ovações a cada sucesso dos que defendem Vigo. Eis que, a dado momento, um general de modos rudes irrompe na varanda do então Hotel da Vila. “Olha a bandeira portuguesa!”, observou um espanhol, ali ao lado. O homem desencadeia a revolução popular e, com outro general espanhol, lideram a reconquista de Vigo. “Viva Portugal!”. “Viva!”. “Viva Vigo!”. “Viva!”

Os protagonistas, trajados a rigor, expulsam os franceses da praça - “Fora! Fora! Fora!”, grita o público que assiste mas entretanto se sente envolvido na reconstituição - e descem as ruas a caminho do porto marítimo. A multidão, impressionante, segue-os. “Fora! Fora! Fora!”, continuam a gritar. Dá-se o combate final junto às Portas de Laxe. Todos seguem para o porto, onde os franceses são repatriados de barco ao som de fogo de artifício.

Vigo e Napoleão - Como muitos outros lugares da Península Ibérica, Vigo foi ocupado pelo exército francês em 1809. A resistência popular a esta invasão provocou um levantamento, liderado por militares, que terminam com um assalto às muralhas e com a expulsão do exército napoleónico. Este episódio motivou a concessão a Vigo do título de cidade Fiel, Leal e Valorosa.

Hoje com cerca de 300 mil habitantes (eram 30 mil em 1910), é a maior cidade da comunidade autónoma da Galiza. O seu porto marítimo tem importante actividade pesqueira, sendo o principal porto pesqueiro da Europa. A cidade é o centro comercial e económico do sul da Galiza e referência da principal área industrial da comunidade autónoma galega, mercê do crescimento verificado nas décadas de 60 e 70 do século XX.

1 comentário

Comentar post