Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

Vá para fora! Cá dentro?

Augusto Semedo, 24.01.08

A tarifa da viagem a Dublin, em 2006, ficara a 2 cêntimos. Somadas todas as taxas e afins, a jovial capital irlandesa ficou a 60 euros. Agora Milão: 49 euros, já com tudo! Mais oneroso ficaria se fosse de carro a Lisboa... Horários, neste caso, compatíveis para uma escapadela de dois dias. Espírito adequado às circunstâncias. E desejo insanável de conhecer, de experimentar, de aprender... vivendo.

Dublin e Milão jamais teriam sido destinos prioritários em circunstâncias normais. Ambas apresentam apreciável dinâmica económica. Milão, capital da região da Lombardia, é um dos grandes centros europeus de actividade financeira e de negócios. O turismo, subsequentemente ou não, é actividade atractiva. Pelo património histórico e arquitectónico erigido, pelo complexo de exposições e feiras, pela riqueza paisagística e patrimonial da região... Mas não deixa de ter muitas e variadas opções de acesso, que fazem aumentar a procura.

Nós, por cá, vamo-nos confrontando com o monopólio de algumas empresas, que vão encarecendo e diminuindo a oferta. A Madeira e os Açores são exemplos. Ao preço a que as tarifas estão, aceder às ilhas quadriplica, no mínimo, o orçamento.

A oferta é esta porque a procura é escassa ou a procura é escassa porque a oferta é esta?   

2 comentários

Comentar post