COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

17
Abr 07

Uma oportuna reunião de família levou-me de regresso a São Pedro de Moel, uma das praias mais encantadoras que tive oportunidade de frequentar nas férias de Verão, durante a minha adolescência e já adulto.

Foi também ali, naquela praia e na floresta que a rodeia, que testemunhei em 1982 o estágio do Recreio de Águeda de preparação para o campeonato que conduziu o clube à subida à 1ª divisão nacional e que participei em 1989, como elemento da equipa técnica de José Rachão, no estágio de início de época que colocou o clube na primeira edição do novo e mais recente escalão do futebol nacional: a então 2ª divisão de honra (conhecida como 2ª Liga).

É, portanto, um local de que guardo excelentes recordações.

O Hotel lá continua, o ar quase aristocrático da praia permanece, valorizado ainda pela reconstrução do casario mais distinto do lugar. A floresta revigora-se, reagindo ao fogo assassino que a consumiu recentemente.

Hoje, porém, não escapando à tendência que se generaliza e preocupa quem não se deixa distrair por coisas menores, aquela costa rochosa e altaneira que muitos julgariam indestrutível, dá sinais claros de cedência perante a força do mar. A estrada marginal que liga o hotel à praça central está cortada ao trânsito. O abatimento do piso é visível em alguns locais.

A erosão da costa tem sido galopante, os sinais de alarme sucedem-se e os estudos multiplicam-se. Mas é preciso actuar. A situação presente exige a canalização de recursos. No fundo, o Homem produz riqueza que depois é obrigado a investir - em parte que seja, embora sempre avultada - para remediar os desmandos da sua acção.

Nota - Publico algumas fotos de São Pedro de Moel, município de Marinha Grande, distrito de Leiria.

publicado por Augusto Semedo às 11:13

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
16
18
19
20

22
23
25
26
27
28

29
30


subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO