Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

Eu, treinador, de regresso

Augusto Semedo, 05.02.07

Eis-me de volta ao activo. Após o maior interregno em 22 anos de actividade, regressei novamente ao clube que me habituei a acompanhar desde a infância. Em mais uma missão complicada, em mais um momento difícil. A história repete-se.

Foi na ressaca do momento mais alto da vida do Recreio de Águeda que tomei a decisão de fazer uma carreira como treinador de futebol. Acompanhei o trabalho de vários treinadores, pesquisei e adquiri livros sobre a actividade existentes no mercado - como foram úteis os autores da então Europa de Leste que integravam a oferta da antiga Bertrand aberta na avenida Lourenço Peixinho, em Aveiro - e frequentei um primeiro curso nacional realizado na Escola Agrária de Santarém.

Em 1985, cumpria contrariado o Serviço Militar Obrigatório, iniciava-me no futebol de formação do Recreio de Águeda. Além de treinar os iniciados, tinha como tarefa abrir a actividade a atletas infantis. Não satisfeito com o desafio, considerei na época oportuno estender a actividade formativa a atletas a partir dos 7 anos (escalão de escolas), na altura ainda sem campeonato.

Foi a partir daí que o futebol de formação do Recreio de Águeda adquiriu uma rotina de trabalho que o tornou numa referência. A década que se seguiu foi de ouro, infelizmente sem continuidade por motivos que hão-de ser escalpelizados mais tarde.

Ao fim de tantos anos, as transformações são enormes; mas, algumas realidades cresceram tortas e há um evidente desaproveitamento das potencialidades. Hoje, será mais difícil trabalhar e ser respeitado como outrora, embora haja melhores condições; há mais acesso à informação e a formação é mais cuidada, embora paradoxalmente persista uma maior ignorância e inconsciência em relação às bases metodológicas capazes de sustentarem um trabalho qualificado.

Hoje, nos seniores do Recreio de Águeda, procuro contribuir para solucionar um problema para o qual não contribuí minimamente. Mas pesiste o objectivo de vida: fazer algo mais profundo, que o trabalho de formação seja projectado nos seniores; que o futebol possa contribuir para a afirmação da juventude local, ajudando a valorizá-la.

3 comentários

Comentar post