COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

17
Jul 08

Não, o avião não cai.

Não há é luxo. É preciso ser-se prático. Isto é para gente que gosta de conhecer outras terras e ambientes diferentes. E que não vai em caprichos nem arranja desculpas para a sua falta de curiosidade.

Para gente que não se importa com as bolhas nos pés... neste caso caminhando pelos verdejantes e amenos jardins do Turia, entre o arrojado e futurístico complexo das ciências e das artes e o conservado e histórico centro da cidade.

A 'Ciutat Vella', com a catedral e as igrejas; o Ayuntamiento, a 'plaza' e a estação dos 'correos'; a 'plaza' de touros e a 'estacion del norte'; o mercado, os museus e as torres...

O Rio Turia foi desviado. Ficaram as pontes (algumas históricas...) e o leito está agora convertido num imenso jardim, com parques de diversão e desportos radicais, campos de jogo, lagos, áreas de lazer, pistas cicláveis... em todo o seu percurso citadino até ao porto.

Antes deste, nasceu um novíssimo parque onde antes era o Turia: a 'Cuidad de las Artes y las Ciencias'. Apresenta-se como o maior complexo lúdico e cultural da Europa, que combina interessantes conteúdos científicos e de divulgação com elementos de diversão para todo o tipo de público. Carote... mas vale a pena! Arquitectura moderna e uma soberba obra de engenharia.

O Oceanográfico, com a beleza e os segredos dos principais mares e oceanos do planeta, é o maior centro marinho europeu e tem espectáculos de golfinhos e demonstrações; o Museu das Ciências, com uma das maiores exposições de biologia e genética, pretende afirmar-se com um novo conceito de museu, apelando à participação e à experimentação; o Hemisférico, edifício em forma de olho humano, projecta filmes sobre astronomia e espectáculos de animação; e o Palácio das Artes, um centro de produção cultural de referência. Há ainda o jardim miradouro, com vistas sobre todo o complexo.

Ahh... e o 'Mestalla', pois então, ou não estivessemos em Valência.

publicado por Augusto Semedo às 16:16
tags:

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO