COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

27
Jul 06
Na mais recente sessão da Assembleia Municipal de Águeda estranhou-se o facto da tão almejada via rápida Aveiro - Águeda ter prevista a execução de rotundas - isso mesmo... rotundas! - no troço mais próximo da cidade de Aveiro. Uma via rápida com rotundas? Os deputados municipais questionaram se tal seria de facto possível.

Já lá vão anos e anos a falar no tema. Perdeu-se a conta aos ministros e aos secretários de Estado que prometeram a obra, dando simultaneamente a ideia de que seria prioritária no plano de investimentos do Estado. Já se anunciaram estudos e até a existência de traçados... Enfim, de tanto se ter falado - havia um ministro, por exemplo, que assegurava que o investimento faria parte do plano de acessibilidades para o... Euro 2004!!! -, o ruído é tão confuso ao ponto de não se saber quantos estudos terão já sido elaborados.

O objectivo é claro: colocar Águeda e Aveiro, que não chegam a distar 20 quilómetros entre si, a menos de 20 minutos. De há muito que as ligações são estreitas, sinuosas e inseguras (tanto para os automobilistas como, principalmente, para as populações residentes), do tempo dos carros de bois. São lentas e com um volume de tráfego incomportável.

Se aos elogios dos políticos não tem correspondido vontade em investir na região, terão de ser os eleitos para os órgãos locais do poder e todas as forças vivas dos dois municípios a organizarem-se para que seja possível a concretização de um investimento absolutamente necessário. A possibilidade foi proposta na última sessão da Assembleia Municipal de Águeda. Resta agora saber se, perante uma matéria que não divide os representantes locais, há condicionantes menores a impedirem a concretização de um verdadeiro movimento cívico. Estaremos cá para ver se as intervenções públicas em órgãos autárquicos são "pólvora seca" para "inglês ver"; ou se, por outro lado, e como desejamos, reforçam a utilidade cívica da actividade política.

publicado por Augusto Semedo às 17:42
tags:

Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
29

30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO