COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

04
Out 07

'Fontana di Trevi'. Uma multidão, presente de forma constante em redor da enorme fonte barroca, dava vida à estreita 'piazza'.

Cumprindo um dos meus objectivos de viagem, registava o momento em fotografia. Utilizando obviamente o tripé, havia começado a série de 'nocturnas' no Coliseu; seguiu-se depois a área do 'mercati traiano' e o notável monumento a Vittorio Emanuele II, o 'pai da pátria'.

Era chegado o momento da fonte das trevas. Uma, duas, três... por entre cabeças de gente que circulava e não permitia ângulos mais apetecíveis.

Às tantas, abeirou-se de mim um polícia municipal. Para dizer que era proibido tirar fotografias com tripé! Porquê? Porque é considerada fotografia profissional e não pode ser.

Ainda tentei explicar que são para consumo pessoal, que não sou profissional... Não, não pode ser!

Só aqui ou em todo o lado? - perguntei. Em toda a Itália!

O polícia foi-se. Contrariado mas obediente, recolhi o tripé e deixei de fotografar. Fui à geladaria da 'piazza' adoçar aquele momento com um cone de dois sabores artesanais. Constatando que os 1,60 euros ficam bem mais em conta que o que nos pedem pelos gelados na Barra. Uma excepção, de resto, em terra de 'contorni's'.

Voltando à proibição. É intrigante! Veio o homem ter comigo quando eram aos magotes os turistas que usavam tripé nos locais mais emblemáticos da cidade. E com tantos 'carabiniere' como testemunhas... Terá o sujeito embirrado comigo? Ou, lá como cá, haverá leis estúpidas e homens mais ou menos zelosos conforme o humor ou as conveniências?

P.S. - Em homenagem ao zeloso polícia, divulgo duas fotografias que, em seu entender, são profissionais. Foram captadas antes... e como não estava num país 'em vias de desenvolvimento' não me sacaram o cartão de memória.  

   

 

publicado por Augusto Semedo às 23:23

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
16
17

21
23
25
27

28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO