Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

d'aquém e d'além

COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

Um dia (bem suado) no parque de Ordesa

Augusto Semedo, 27.07.07

Um dia no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido (Pirinéus de Aragão, Espanha), declarado como tal em 1918 e como Património da Humanidade pela UNESCO em 1997. São 15.608 hectares dominados pelo Monte Perdido (3.355 metros de altitude) e por uma paisagem de contrastes: da extrema aridez nos pontos mais altos aos verdes vales, com cascatas e uma comunidade botânica considerada única na Europa.

Começou cedo e anunciando calor. De mochila às costas e com mantimentos para uma caminhada de 16 a 20 km. De Torla, a pequena e típica povoação onde fiquei alojado, ao parque - onde o acesso é vedado ao trânsito automóvel - o percurso de oito quilómetros foi feito de autocarro. Duas empresas concessionadas garantem o serviço de 10 em 10 minutos, das 6 às 22h.

Escolhi o percurso mais popular, subindo por um trilho aberto na margem esquerda do Rio Arazas. Passei por muitos espanhóis e franceses, e também por alemães, holandeses... Portugueses é que não. Famílias inteiras, pais com filhos pequenos ao colo, crianças que distraíam o cansaço cantando, gente mais idosa, muitos jovens... 

Da Pradera de Ordesa (1.300m) a Cola do Caballo (1.787m) atravessa-se todo o vale de Ordesa no sentido longitudinal. Contemplam-se três cascatas seguidas, percorre-se o Bosque de las Hayas e a 'pradera alpina', apreciam-se duas novas cascatas... deixando-nos envolver por um cenário que desencoraja a pressa.

Chegados ao fim, é o regresso. Desce-se mais. E ainda há quem caminhe em sentido contrário. "Olá!", cumprimenta. "Olaaaaa!". Os pés já moem, as pernas dão sinal de que o dia não é normal...

Mas, cheguei. Com uma alma nova! Com vontade de repetir a experiência. Valeu.

P.S. - Nem dei conta mas foram mais de 160 as fotografias tiradas durante o passeio. Colocarei algumas neste blog.

1 comentário

Comentar post