COISAS E COISINHAS DO NOSSO MUNDO augusto semedo

23
Fev 07
É algo que não se explica mas cada um de nós tem ‘drogas’ de que não se consegue libertar. A minha é o futebol. Com ele, voltei a ser eu… apesar da frustrada tentativa para dele me afastar.
Conciliar responsabilidades profissionais com as da direcção técnica de uma equipa, ainda para mais tendo necessidade de recuperar de uma desvantagem pontual no campeonato, não é fácil; mas a acumulação do esforço não elimina a vontade. E o cansaço vence-se com a alegria de quem faz o que gosta.
O tempo adicional necessário para as tarefas que se acrescentam ao nosso dia-a-dia é um ganho de vitalidade, visível em todas as nossas acções. Sinto-me estimulado com as preocupações acrescidas e com o desafio que esta nova responsabilidade acarreta. A vida faz hoje mais sentido que há mês e meio atrás.
Voltei a ser eu no relacionamento com os outros, na determinação e alegria que coloco nas coisas, na capacidade de observação e de decisão… Volto a sentir que o futebol é a minha ‘droga’, que a condução de equipas de futebol estimula o meu ego, que a arquitectura dos treinos me fascina e que a incessante procura de soluções para ultrapassar os obstáculos competitivos me valoriza como cidadão na plenitude. A ansiedade domingueira, apesar de agora mais controlada, é ainda o que me faz pensar duas vezes se vale ou não a pena.
Muito do que sou hoje devo-o ao desporto e a um jogo colectivo que é um produto consumido mas não apreciado na sua essência. Que põe a nu as nossas fragilidades mas que também evidencia o potencial, tantas vezes escondido ou descurado, que existe em nós. Que, de forma permanente, nos coloca perante desafios exigentes e estimula as capacidades morais e de vontade essenciais para o nosso percurso de vida.
Aos atletas, frequentemente estabeleço comparações entre o futebol e a vida, porque a actividade desportiva é uma escola de referência para uma existência como cidadãos de corpo inteiro!
publicado por Augusto Semedo às 16:11

Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO